segunda-feira, 28 de junho de 2010

PRIVILÉGIOS DE UMA ESCOLA ANTIGA

Quando todo estamos a viver a angústia de vermos as escolas da velha guarda, as escolas primárias, a fecharem , deixamos aqui o testemunho de momentos que hoje já consideramos privilégios de uma aldeia, cujo a escola irá também fechar no próximo ano lectivo.
Uma escola de poucos luxos e recursos, ainda do plano dos centenários, é certo, mas com uma turma do 1º e 2º ano e com professora do século XXI. Capaz de ultrapassar a escassez de recursos e recorrer à cooperação da comunidade, a profª Maria da Luz deu a conhecer aos seus alunos  o fabrico de um bem que já foi de primeira necessidade, a broa de milho.


Há tradições que felizmente ainda se podem conhecer e vivenciar. e, os alunos da professora Maria da Luz tiveram esse privilégio!... Levaram o milho ao moinho, recolheram a farinha, amassaram-na para fazerem a broa, levaram-na ao forno... E, no fim deliciaram-se com tudo o que puderam experienciar e  saborearam a broa que eles próprios fizeram... Fantástico, não foi?!
E agora perguntamos nós:
- Será que as grandes escolas que hoje se preconizam vão possibilitar a realização destas e doutras vivências pedagógicas similares???!!!....
Queremos acreditar que sim...

1 comentário:

  1. Olá. Já existe um movimento para não deixar morrer o PNEP. Quer juntar-se a nós? http://voltapnep.blogspot.com/

    ResponderEliminar